No dia 6 desta quarta-feira, o Governo do Maranhão avançou com o Planifica Maranhão e melhorou o atendimento no Riachão, em São Luís. A implantação do Planifica Maranhão nos municípios, especialmente em Riachão, em apenas sete meses, teve um impacto positivo na vida dos moradores. A Unidade Básica de Saúde Honorina Cardoso Feitosa, que é a unidade laboratorial do projeto, já apresenta melhorias na estrutura, organização e acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade de saúde passou por melhorias na estrutura com base em um checklist de ambiência, incluindo climatização dos espaços, aquisição de cadeiras para maior conforto e segurança dos usuários, bebedouro e capacitação das equipes sobre acolhimento e humanização do atendimento.
Denise Martins Barreto, dona de casa que fez o pré-natal de sua filha na unidade, destacou a diferença: “Antes só tinha enfermeiro. Minha filha nasceu prematura e precisei ir fazer o parto em Imperatriz. Agora tem médico e enfermeiro, tem conforto, o ambiente é climatizado e a gente se sente bem cuidada”.
Matias Santana da Costa, aposentado de 67 anos que mora no centro da cidade, elogiou o novo modelo de cuidado: “O atendimento está maravilhoso. A gente chega e é logo bem atendido. Todo mundo está satisfeito”.
O coordenador do Planifica Maranhão, Saulo Santos, explicou a metodologia e os passos fundamentais já aplicados no território. “A metodologia do Planifica Maranhão é centrada na organização dos processos de trabalho, estruturada a partir das Oficinas Tutoriais. Até o momento, já realizamos quatro dessas oficinas, que são essenciais para fortalecer a Atenção Primária à Saúde”.
A secretária municipal de saúde de Riachão, Solange Teixeira, destacou os resultados do trabalho conjunto com o Governo do Estado. “Agradeço ao governador Carlos Brandão pela parceria na implantação do processo, que chegou para melhorar o acolhimento e atendimento dos usuários do SUS”.
