Maranhão aumenta sua capacidade de tratamento contra o câncer com a abertura do Centro de Radioterapia no Hospital de Oncologia do Maranhão, localizado em São Luís.

A partir de quinta-feira (11), o Maranhão terá um novo Centro de Radioterapia no Hospital de Oncologia do estado. O equipamento mais moderno, um Acelerador Linear/Bunker, foi instalado para tratar pacientes com câncer.

Governador Carlos Brandão na inauguração do Novo Centro de Radioterapia do Hospital de Oncologia do Maranhão (Foto: Gilson Teixeira)

O investimento de R$ 15,5 milhões do Governo Federal possibilitou a construção do novo espaço, que conta com áreas administrativas, consultórios, leitos de observação e estabilização, além dos setores de radioterapia e braquiterapia. A braquiterapia é uma forma de radioterapia interna eficaz para vários tipos de câncer.

A inauguração do Centro de Radioterapia faz parte de um programa nacional para expandir o tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente Lula e o ministro Padilha participaram virtualmente da cerimônia, que também contou com a entrega de equipamentos em outras quatro cidades do país.

O novo centro será referência estadual no tratamento contra o câncer, com uma equipe multidisciplinar treinada por especialistas renomados. A previsão é de realizar cerca de 540 procedimentos ambulatoriais por mês, além de atendimentos não médicos.

Com a inauguração do Centro de Radioterapia, a rede estadual de tratamento oncológico do Maranhão terá mais capacidade de atendimento, beneficiando milhares de pacientes com câncer em todo o estado.

Irmão Everton
Irmão Everton

Natural de São Luís, MA, e com raízes na Baixada Maranhense, Irmão Everton é filho de Augusto Cezar e Dona Lelia. Autista e protestante, administra o Blog do Irmão Everton, onde compartilha notícias e análises sobre política, informação e cidadania. Seu compromisso é levar conteúdo claro e relevante aos leitores, independentemente de não ter formação acadêmica.

Artigos: 289

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *