Até o dia 7 de setembro, haverá exposições de animais, leilões, capacitações e atrações culturais com shows de artistas nacionais e locais.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representou o governador Carlos Brandão na abertura do evento e destacou a importância desta edição, a primeira após o Maranhão conquistar o status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, o que permite a exportação da carne bovina maranhense para mercados internacionais.
Durante a abertura, o presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, ressaltou que a Expoema tem sido uma vitrine dos avanços da agricultura e pecuária no estado ao longo dos anos. Ele destacou que a conquista do status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação abre novos mercados para a produção maranhense.
Além disso, a presença de diversos órgãos do governo estadual na Expoema proporciona orientação e informações sobre ações e serviços públicos, especialmente na área do setor primário. O evento também movimenta a economia e oferece oportunidades de trabalho, como para os beneficiários do programa estadual Mais Renda, que têm a chance de comercializar seus produtos na feira.
