Em uma manhã cheia de cheiros e trocas, o Centro de Especialidade Ninar, unidade do Governo do Maranhão ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais um encontro do projeto Cozinha Amiga. Neste encontro, foi preparada a receita de bolinho de macaxeira com carne seca.

O Centro Ninar é referência no estado no atendimento a crianças com até 12 anos com condições atípicas e síndromes raras. Uma das ações que promove o vínculo entre família e cuidado é a Cozinha Amiga, que ajuda mães e cuidadoras a lidar com a seletividade alimentar comum em crianças com autismo, microcefalia e outras síndromes.
Além de ensinar a preparar receitas inclusivas, o projeto incentiva o empreendedorismo entre mães e avós que muitas vezes precisam deixar seus empregos para cuidar dos filhos ou netos. A ação acontece todas as quintas-feiras e conta com a participação da equipe de nutrição da unidade e do chef Carlos Mattos, que compartilha receitas e orientações sobre produção e venda.
O projeto Cozinha Amiga tem impactado não apenas na alimentação das crianças, mas também na autoestima e no futuro das mães. Mães como Ana Cássia Reis e avós como Domingas Viana estão participando e vendo oportunidades de aprendizado e geração de renda.
O chef Carlos Mattos destaca que o projeto vai além do aprendizado culinário, pois também orienta sobre como gerar renda. A proposta tem fortalecido o vínculo entre cuidadores e crianças, além de resgatar o cuidado com os filhos e com elas mesmas.
A receita do bolinho de macaxeira com carne seca foi compartilhada no encontro, e o chef Carlos Mattos ensinou o passo a passo para prepará-la. O rendimento é de 60 a 70 bolinhos, com um custo estimado de R$ 40,00. A sugestão de venda é uma porção com 6 unidades por R$ 25,00.
