A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está divulgando o Edital do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2026 nesta sexta-feira (25), marcando um momento importante na democratização do ensino superior público no Maranhão. O processo oferece 5.980 vagas para os cursos de graduação da Uema e UemaSul, um aumento de 617 vagas em relação ao processo anterior.

Uma grande novidade do PAES 2026 é a implementação da Medida Provisória nº 497/2025, que estabelece um amplo sistema de reserva de vagas. Pela primeira vez, metade de todas as vagas oferecidas pela Uema e UemaSul serão destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública.
As inscrições para o PAES 2026 começam em 28/07 e vão até 22 de agosto, devendo ser feitas no site oficial https://sigconcursos.uema.br/, com taxa de R$ 85,00. O processo seletivo consiste em uma prova única com questões objetivas e uma produção textual. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando o terceiro ano em 2025. A prova será aplicada em 23 campi da Uema e UemaSul.
O novo sistema de cotas, baseado na MP 497/2025, representa uma revolução na política de acesso ao ensino superior no Maranhão. Das vagas reservadas para estudantes de escolas públicas, metade será para candidatos de famílias com renda igual ou inferior a dois salários mínimos per capita. O sistema contempla seis categorias específicas que abrangem candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, garantindo representatividade étnico-racial.
A Uema oferece atendimento especializado para candidatos com deficiência, incluindo prova em Braille, fonte ampliada, ledor, intérprete de LIBRAS, tempo adicional e salas adaptadas. Candidatas lactantes também terão atendimento específico.
